segunda-feira, 28 de setembro de 2015

365 dias Marketeer!



Faz hoje um ano desde que fiquei licenciada!

Desde que me licenciei, terminei o meu trabalho na IKEA, entrei no meu trabalho como assistente num escritório de advogados, comecei a escrever um blog, procurei exaustivamente o meu dream job, escrevi sobre a minha jornada nesta procura, comecei a trabalhar no meu dream job e agora a umas horas de 29 de setembro, era segunda feira em 2014.

Naquela segunda feira de 2014, eu tinha a apresentação do relatório de estágio dos três meses que passei na AXA como estagiária de Comunicação e Marca. Era o "dia D", era o "agora ou nunca", era o dia em que, se tudo corresse bem, licenciada me tornaria.

Naquela segunda feira, ainda eu dependente de carros emprestados quando precisava de ir um pouco mais longe, tinha a minha apresentação agendada para as 18 horas, mas quis ir mais cedo porque queria ver um pouco da praxe no IPS. Cheguei à faculdade mesmo no final daquele primeiro dia de praxe, conheci alguns caloiros e lembrei-me do meu primeiro dia naquela faculdade. Quando entrei no IPS dizia afincadamente que não ia ser praxada novamente (sim, porque já tinha estado noutra faculdade, onde já tinha sido praxada), acabei por não resistir e lá está... Ganhei no IPS grandes amigos para a vida...

Mas focando!

Conheci alguns caloiros, e depois daquele pequeno momento descontraído fui ter com os meus colegas que também tinham apresentação naquele dia, no bar da escola estive a treinar a apresentação (sim, porque com uma biblioteca com vários aquários disponíveis, porque não treinar no bar da escola?!) assim foi até chegarem as minhas orientadoras de estágio que tanto admiro e respeito, por tanto me terem ensinado e me introduzirem naquele meio empresarial, onde me apaixonei pelo Marketing.

Treinei novamente a apresentação para as minhas orientadoras, naquele nervosismo todo, eu gaguejava, mostrava ansiedade... E elas disseram-me:

"Patrícia, ao ler o teu relatório era impressionante como conseguia ver os teus três meses ali na tua secretária... Foste tu que fizeste o estágio certo?! Não precisas de treinar, sabes o que fizeste!"

Ver a confiança que tinham em mim, que eu própria, naquele momento não estava a ter...

Naquela segunda feira, às 18 horas, junto à sala do tudo ou nada, estava lá o meu professor orientador do estágio com o professor diretor do curso, deram as boas vindas ás minhas orientadoras, fizeram aquele bate-papo normal para quebrar a tensão e disseram-me:

"Patrícia, vamos lá?"

Comecei a apresentação ainda a mostrar nervosismo, tentando lembrar-me das coisas que tinha treinado, quase parecendo um robot sem pilha (sim, porque suponho que um robot com pilhas não gagueje), a gaguês durou cerca de 3 minutos. Depois, decidi ter uma conversa, não fiz uma apresentação formal, conversei sobre aquilo que tinha sido o meu estágio, conversei sobre aquilo que aprendi, conversei sobre aquilo que apreendi e pus em prática, conversei sobre a minha experiência. Foi engraçado ver a cara das minhas orientadoras e dos meus professores, satisfeitos com o que estava a acontecer naquela sala, satisfeitos com o resultado dos últimos três anos de licenciatura, pareciam estar maravilhados, mas eu só ia pular de alegria depois de saber o resultado!

Uma vez concluída a apresentação vieram as perguntas (aquela parte difícil), que mais uma vez foi uma conversa, e correu tudo tão bem... Pediram-me para sair da sala um pouco, passaram cerca de dez minutos, o tempo que deliberaram a minha nota, e eu ali à porta, tentando ouvir o que diziam... Assim que abriram a porta, eu vi na cara de todos, que vinha aí a boa nova:

"17, a Patrícia teve 17, está de parabéns! Não faça qualquer outra coisa que não marketing Patrícia, a Patrícia é isto."

Naquela segunda feira, 29 de setembro de 2014, o mundo ganhou uma nova marketeer!

4 comentários:

  1. E que grande marketeer, das melhores que conheci! Parabéns meu amor <3

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns! Uma marketeer que será seguramente uma mais-valia para qualquer empresa.

    ResponderEliminar
  3. parabéns pelo que já concretizaste na vida e por conseguires estar a seguir o teu trabalho de sonho :) daqui a um ano também me lembrarei da angústia que foi a espera de saber se estava ou não licenciada, mas a mim o que me restava saber era o resultado de um exame que pareceu demorar uma eternidade a chegar, para saber que tinha conseguido e agora estou a iniciar mestrado!

    ResponderEliminar