segunda-feira, 27 de julho de 2015

Brancos & Pretos, Pretos & Brancos



Na semana passada, no metro, assisti a um momento que me deu assunto para pensar.

Eu estava sentada naqueles bancos de quatro, em que há dois pares de bancos virados um para o outro, e numa das estações entrou um senhor, ele vinha incrivelmente suado e tinha um tom de pele escuro, como se fosse de etnia indiana, notava-se que tinha feito uma boa corrida para conseguir apanhar aquele metro. Assim que entrou, ainda muito acelerado, veio em direção ao banco frente, e com a força do início do andar do metro, o senhor quase caía em cima de mim, eu agarrei-o, perguntei se estava bem e ele pediu desculpas, tudo bem.
A senhora que estava a meu lado, e diretamente em frente ao senhor, encolheu as pernas e empurrou contra si, os seus imensos sacos de compras, de imediato o senhor disse-lhe ironicamente: 
"Oh minha senhora, não se preocupe que eu dou-lhe espaço" 
A senhora: 
"Não, eu é que lhe quero dar espaço, que eu tenho aqui tantas coisas..." 
O senhor insistiu em levar a mal aquilo que acredito que tinha um fundo de genuídade, ele chegou a ser mal educado com a senhora, de tal forma, que ela levantou-se e mudou de lugar. E eu ali, a pensar para mim mesma -  Mas que raio??? Eu acho que há aqui algum tipo de insegurança, mas porquê? Será fruto de toda a discriminação que existe neste país, neste mundo... 

Eu vou falar tal e qual como as coisas são. O meu pai, por exemplo, não gosta nada que eu fale assim, mas para mim existem pretos e brancos, somos todos iguais, mas há pretos e há brancos, eu sou preta! Quando era miúda, na escola, os meninos grandes faziam fila atrás de mim a cantar: 
"Mousse de chocolate alsa!
Musse de chocolate alsa!"
Isto repetidamente, e eu chorava tanto, hoje em dia rio-me, até tem piada, na altura era horrível, mas foi nessa altura que conheci crianças incríveis que me defendiam e hoje em dia são os meus melhores amigos. Mas focando! Poucas vezes na minha vida fui alvo de discriminação por causa da minha cor, mas as vezes que fui, foi por coisas estúpidas como ser criticada por supostamente ser uma "preta armada em branca" (esta eu já ouvi tanto de brancos como de pretos, basicamente quer dizer que tenho a mania, sou Oreo) ou pessoas a torcer o nariz quando me vêm na rua com o meu namorado branco, chegaram até mesmo a dizer-me que dificilmente conseguiria trabalho numa empresa por ser preta e, ainda por cima, usar tranças. Esta última foi dita por um preto. 

Andamos a disparar discriminação para todos os lados, dentro e fora da nossa cultura. Nós, brancos e pretos, pretos e brancos, enchemos a boca para dizer que não há discriminação em Portugal, mas todos os dias existe, porque o preto é arruaceiro e cheira a catinga, mas adoramos Cachupas e Kizombas, porque o asiático só sabe abrir lojas chinesas e extorquir dinheiro fora da terra dele, mas adoramos comida chinesa e japonesa, porque os ciganos são uns porcos mas estamos lá todos nas feiras à procura de um bom achado... 

São infinitos os estereótipos, mas afinal... Somos todos pessoas!

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Miúda M.I.A.





Tenho estado desaparecida!

Desde que comecei a trabalhar, as minhas semanas passam como se fossem dias de 24 horas. É impressionante como o tempo voa, e daqui a pouco já faço um mês de casa.

A minha vida funciona muito por fases, primeiro estava num trabalho em que não me sentia realizada, depois iniciei a fase de procura exaustiva do trabalho perfeito, assim que o obtive o tempo deixou de existir. Na última semana tenho estado completamente M.I.A. das redes sociais, mas completamente mesmo, já não sei o que é o Facebook nem o Instagram, incluindo do Blog, não tenho lido os blogs que sigo nem nada. 

Tenho evitado estar ao computador, tablet e essas coisinhas todas, sempre que estou fora do trabalho. Tenho tido imensas dores de cabeça, e é quase todos os dias, tentei convencer-me que eram enxaquecas, ou que era por causa do A.C. lá da empresa, ou talvez até por casa dos 10 minutos de Sol forte a que me sujeito todos os dias, também cheguei culpar o barulho do metro, mas agora sou capaz de admitir... 
"Preciso de óculos!" 
Nunca pensei... Sempre tive uma ótima visão, ao perto e ao longe, e continuo a ter, mas pelos vistos também sou vítima de uma geração digital, que cansa a vista com o exagero da exposição a um computador.

Parece que futuramente, a miúda também vai ser "caixa de óculos"!

sexta-feira, 17 de julho de 2015

O Primeiro Jantar de Convívio #DreamJob


Ontem tive o meu primeiro jantar de convívio com a nova empresa onde estou no meu querido dream job

Depois de duas semanas e meia de trabalho, sinto que só tenho a retirar coisas boas, sinto que ando a fazer aquilo que me foi proposto fazer na minha vida, ser feliz no trabalho que tenho. É engraçado já ter adquirido tanto conhecimento em tão pouco tempo.

E as pessoas... Tenho tido algum feedback de como é bom o "à vontade" que transmito, e é realmente engraçado, porque eu tenho naturalmente um grande "à vontade" na vida, mas costuma haver um certo período de adaptação, período que nesta empresa foi muito curto, quase inexistente, uma vez que tive a sorte de integrar uma equipa que me acolheu, a mim e aos dois colegas que comigo entraram, de uma forma tão natural que é impossível não haver um sentimento familiar com estas pessoas.

No jantar, deram-nos uma pequena praxe de "caloiros", beber um um "pequeno" penalti. Na faculdade não tirei simplesmente um curso de Marketing, mas aproveitei e tirei também uma pós-graduação em penaltis, pelo que encarei logo como um desafio! Achei giro ter começado assim, eu, licenciada de fresco, estar ali no primeiro meu primeiro jantar de empresa a representar os meus anos de glória da pós-graduação...

Não é a primeira vez que vou a jantares com o pessoal do trabalho, mas este jantar foi uma experiência positivíssima, foi uma autêntica receção e acolhimento aqui à nova equipa de Marketing como uma pequena parte da grande equipa que todos nós somos. Mais tarde, os risos e gargalhadas foram substituídos pelos discursos, em que alguns colaboradores da empresa falaram sobre a nossa equipa e o que é trabalhar nesta empresa. Emocionei-me! Quis acreditar que seria efeito de algum excesso de álcool, mas não era, e é bonito ver uma empresa ainda tão recente, com apenas 6 anos, e a crescer a uma velocidade astronómica com pessoas tão especiais, é muito raro conseguir um ambiente de trabalho assim.

Conseguem imaginar o meu entusiasmo ao acordar todos os dias de manhã (ainda que às 6 da madrugada) e saber que vou trabalhar com as pessoas que criaram este ambiente de trabalho?!


segunda-feira, 13 de julho de 2015

O Decor da minha Secretária



Tenho uma secretária desarruma, sem vida e blah que não reflete minimamente a minha pessoa.
Como é possível numa semana e pouco já não me organizar numa secretária que nem me dá assim tanto espaço para ter as coisas desarrumadas?! É o tipo de coisa que só eu consigo fazer, se me derem uma meia vazia, acho que sou capaz de criar desarrumação lá dentro de alguma forma.

Focando!

Queria algo com vida e personalidade, uma planta talvez... Pensei num cato! Acho que os catos têm um ar inteligente. Precisava de um cato que "gritasse" algo do género:
"Hey, esta secretária é da miúda do Multichannel!"

Sugestões?

P.S.: Já escrevo com o Novo Acordo Ortográfico há algum tempo, e escrever cato sem "C" é um autêntico atrofio. Parece que não sei escrever.

domingo, 12 de julho de 2015

Outjazzing Sundays


Hoje, contrariamente ao dia de ontem, tive um dia mais produtivo. Adoro um bom domingo com um plano chill de convívio.
De manhã fui treinar e durante a tarde fui ao Parque Florestal de Monsanto desfrutar da música, das pessoas e da natureza que o Outjazz proporciona... Adoro pegar numa cerveja ou sangria e apreciar um bom final de tarde assim.

Outjazz é, sem dúvida alguma, uma das melhores coisas que a cidade de Lisboa nos tem oferecido nos últimos tempos, adoro que seja gratuito e acessível para todos, adoro a energia que se sente, adoro os momentos que cria, desde um casal apaixonado e relaxado no seu canto, ou a um casal mais alternativo, dançando todo o tipo de música, seja coordenada ou descordenadamente, ou grupos de amigos mais calminhos, a grupos de amigos que criam um autêntico "Achas que Sabes Dançar", é um ambiente Free Spirit e contagiavelmente delicioso para um domingo à tarde.

Amanhã é segunda feira, e gastei energias suficientes para estar a 100% para a semana que se avizinha.

Boa semana pessoal!

sábado, 11 de julho de 2015

Lazy Saturday


ro·nha |ô| 
(latim vulgar *roneatalvez do latim aranea-aearanha)

estar na ronha• [Informal]  Não fazer nada.
• [Informal]  Fingir que se está a trabalhar ou a fazer algo.
• [Informal]  Fingir algo para conseguir o que se quer.
fazer ronha• [Informal]  O mesmo que estar na ronha.


Hoje não fiz absolutamente nada! Parece que o meu sono decidiu voltar e não me deu autorização para sair da cama.
Não houve ginásio, não houve socialização, não houve ler ou escrever, apenas estive de ronha.
Tão bom!!!

terça-feira, 7 de julho de 2015

Despertador Interior Desregulado!


Preciso de algum tipo de Activia para me ajudar a regular o sono ASAP!
Andei um mês inteiro no bem bom, dormir tarde e acordar tarde, e agora, a uma semana de trabalho, ainda não consegui regular os meus horários de sono.
O trabalho tem corrido incrivelmente bem, estou a adorar, o tempo passa a voar, porque estou a fazer algo qje me dá um enorme gozo! Mas preciso desesperadamente de uma noite bem dormida e de um cérebro a funcionar a 100% sem adição de café!
Eu, Patrícia, que não tenho por hábito beber café, e tenho sempre a dica por baixo da língua "o café é uma droga!" para dar às pessoas que são viciadas em café, dou por mim a beber café todas as manhãs no trabalho, porque caso contrário, o meu cérebro fica de férias sem sequer avisar. É que eu nem gosto de café!
Quando vou dormir, fico às voltas e voltas para adormecer, depois vem um sentimento de stress quando conto as (poucas) horas que vou dormir... Mais alguém faz isto ou sou só eu a sofrer esta ansiedade?
"Acordo às 6h da madrugada para entrar às 9h da tarde!!!"
Não existe 9h da tarde, e 6h é manhã, não tanto madrugada, mas acordo tãããããããooo cedo, que aquelas 3 horas parecem meio dia.
Estou num processo de comprar um carro, não consigo continuar esta vida de 2 horas de viagem em transportes públicos quando se pode converter facilmente em 20 minutos de viagem de carro... Preciso de dormir até depois das 6h!
"Ah sim, vivo numa cidade de trânsitos e greves e nunca conseguirei fazer uma viagem para o trabalho em 20 minutos."
Preciso de Activia do Sono!

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Rocking first day! #NewJob

Agora com as férias oficialmente terminadas, o início do mês de julho, para mim, começou com o novo trabalho e foi ótimo!!!
Estava a começar a sentir alguma ansiedade e tive algumas noites mal dormidas, com receio, mas também entusiasmo devido ao inicio do meu novo Marketing Job. Mas afinal, tenho tudo aquilo que queria, uma oportunidade para aprender e crescer na minha área que tanto gosto. Então, de onde vem o receio???
O receio vem de um sítio, completamente legítimo, chamado "insegurança", mas eu abafei esse sítio e fui positiva e entusiasmada para a nova fase da minha vida.
Neste meu primeiro dia, tive formação intensa, eu e mais dois colegas que também começaram comigo, hoje, este grupinho de marketing na empresa. O Marketing Manager esteve um dia inteiro connosco, numa autêntica injeção de 50 litros de informação e tarefas para cada um de nós, eu sou Multichannel Assistant (um cargo pomposo não?) e irei trabalhar os canais de comunicação para os diferentes targets.
Ao almoço, e como a terrível sushi addicted que sou, mencionei o meu adorável gosto por sushi, curiosamente os meus colegas também gostam e fomos todos almoçar no LxFactory encher a barriga de peixe cru... 


"Parece que ganhei novos parceiros no crime!"
Estou super feliz, parece que esta miúda incrivelmente recém-licenciada, que já não é assim tão incrível, está finalmente a começar a dar boas passadas para o futuro!