quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Pai.



Quando era miúda, acordava-me sempre pelos tornozelos e abanando as minhas pernas de um lado para o outro, quase me partia as pernas pensava eu, que maneira de acordar uma criança esta? "Vamos passear! Levanta-te".

Lembro-me quando me levava à escola, no meu primeiro ano, íamos a pé no meu, na altura não tínhamos um carro, dava-lhe a mão levantando o meu bracinho tão esticadinho, mas tão esticadinho... Parecia um gigante a meu lado.

E quando comprou um carro... Ah o velho Lancia! O carro levava cassetes, ouvíamos clássicos dos anos 80 (hoje em dia encho a boca para dizer que conheço bem as músicas dos anos 80 por causa destas cassetes!). Por esta altura já me levava para a escola de carro, ele lá à frente e eu no banco de trás, tinha a mania que sabia tudo e que usava palavras que gente grande usa, foi no velho Lancia, que tínhamos conversas em que eu trazia o meu discurso mais fluente, ensinou-me que não é "alorgico", mas sim "lógico", não é "bariga" é "barriga", tantos assassinatos à língua portuguesa...

Agora, mesmo com o velho Lancia, ainda não abdicávamos de andar a pé, nem mesmo para ir ao supermercado aqui perto de casa. Andar na rua com ele era como andar de autocarro, toda a gente o conhecia, eram só paragens.... Pessoal da fábrica, onde ele  ele já trabalhava desde adolescente, todos o conhecem.

Quando entrei no quinto ano, ele tornou-se mais sério comigo "Agora já és grandinha!". Ofereceu-me um telemóvel, comprou um Seat... A nossa vida estava a mudar, eu crescia e ele continuava a querer dar-me tudo e tanto trabalhou para isso... Todos os dias ligava-me sempre no ínicio, ao almoço e ao final do dia "Filha, estás bem? Já estás na escola? Já almoçaste? O que é que almoçaste? Já estás a vir para casa?".

Entretanto chegou o dia em que recebeu um prémio, 30 anos a trabalhar naquela fábrica, o trabalho dele estava a ser valorizado!

Na fase final do meu ensino secundário, a fábrica começou a restruturar, já não era preciso ter as pessoas a trabalhar 8 horas por dia... Já não era preciso todas aquelas pessoas a trabalhar na fábrica...

Passaram alguns anos, e a fábrica desistiu, a fábrica desistiu dele. Passaram 2 anos, e Portugal desistiu dele.

O super-homem agora é só o Clark Kent... Deu-me a conhecer música dos anos 80, ensinou-me palavras, educou-me, viu-me crescer, deu-me tudo, mas é já demasiado velho para ser o super-homem. 

Temos tanto para fazer neste país, mas continuamos a ver pessoas a ir embora, há melhor lá ora... Estão pessoas a "apodrecer" neste país.... Ah mas não, temos sempre apresentações quinzenais, ou formações em atendimento, informática ou inglês para ocupar o tempo de vez em quando, mas durante quanto tempo podemos fazer de conta que estas pessoas não passam de um número? De uma taxa? "A taxa dos desempregados em Portugal desceu..." Eles gostam de dizer isto quando desce 0,0000006%... 

Pai.

5 comentários:

  1. Desceu o tanas! Lá está, os nossos não importam mas os desgraçados que para aí vem já não podem passar fome, já não podem dormir à chuva e ao frio, mas os nossos Portugueses têm de o fazer! É uma das coisas que me revolta contra à vinda dos refugiados.

    ResponderEliminar
  2. BONITO TEXTO... GOSTEI
    GOSTEI A FORMA COMO ENQUADROU AS DUAS IDEIAS...

    NOTA 10++++
    ACABOU DE CONSEGUIR MAIS UM MEMBRO: EU, RSRSRS

    ESTOU EM : >>>> DE LA VÉRITÉ

    ResponderEliminar
  3. Portugal sempre a dar falsas notícias!! É tão triste

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post! Novo post no meu blog <3
    http://1100days.blogspot.pt/ Se gostares segue!

    Instagram (@sofiabeatriz96)

    ResponderEliminar
  5. Olá! :)
    Venho dar a conhecer a minha página no facebook onde partilho os meus projectos de Arquitectura em 3D!
    Agradeço se puderes visitar e deixar o teu like. Obrigado :)
    https://www.facebook.com/designdeinteioresexteriores

    ResponderEliminar