segunda-feira, 27 de julho de 2015

Brancos & Pretos, Pretos & Brancos



Na semana passada, no metro, assisti a um momento que me deu assunto para pensar.

Eu estava sentada naqueles bancos de quatro, em que há dois pares de bancos virados um para o outro, e numa das estações entrou um senhor, ele vinha incrivelmente suado e tinha um tom de pele escuro, como se fosse de etnia indiana, notava-se que tinha feito uma boa corrida para conseguir apanhar aquele metro. Assim que entrou, ainda muito acelerado, veio em direção ao banco frente, e com a força do início do andar do metro, o senhor quase caía em cima de mim, eu agarrei-o, perguntei se estava bem e ele pediu desculpas, tudo bem.
A senhora que estava a meu lado, e diretamente em frente ao senhor, encolheu as pernas e empurrou contra si, os seus imensos sacos de compras, de imediato o senhor disse-lhe ironicamente: 
"Oh minha senhora, não se preocupe que eu dou-lhe espaço" 
A senhora: 
"Não, eu é que lhe quero dar espaço, que eu tenho aqui tantas coisas..." 
O senhor insistiu em levar a mal aquilo que acredito que tinha um fundo de genuídade, ele chegou a ser mal educado com a senhora, de tal forma, que ela levantou-se e mudou de lugar. E eu ali, a pensar para mim mesma -  Mas que raio??? Eu acho que há aqui algum tipo de insegurança, mas porquê? Será fruto de toda a discriminação que existe neste país, neste mundo... 

Eu vou falar tal e qual como as coisas são. O meu pai, por exemplo, não gosta nada que eu fale assim, mas para mim existem pretos e brancos, somos todos iguais, mas há pretos e há brancos, eu sou preta! Quando era miúda, na escola, os meninos grandes faziam fila atrás de mim a cantar: 
"Mousse de chocolate alsa!
Musse de chocolate alsa!"
Isto repetidamente, e eu chorava tanto, hoje em dia rio-me, até tem piada, na altura era horrível, mas foi nessa altura que conheci crianças incríveis que me defendiam e hoje em dia são os meus melhores amigos. Mas focando! Poucas vezes na minha vida fui alvo de discriminação por causa da minha cor, mas as vezes que fui, foi por coisas estúpidas como ser criticada por supostamente ser uma "preta armada em branca" (esta eu já ouvi tanto de brancos como de pretos, basicamente quer dizer que tenho a mania, sou Oreo) ou pessoas a torcer o nariz quando me vêm na rua com o meu namorado branco, chegaram até mesmo a dizer-me que dificilmente conseguiria trabalho numa empresa por ser preta e, ainda por cima, usar tranças. Esta última foi dita por um preto. 

Andamos a disparar discriminação para todos os lados, dentro e fora da nossa cultura. Nós, brancos e pretos, pretos e brancos, enchemos a boca para dizer que não há discriminação em Portugal, mas todos os dias existe, porque o preto é arruaceiro e cheira a catinga, mas adoramos Cachupas e Kizombas, porque o asiático só sabe abrir lojas chinesas e extorquir dinheiro fora da terra dele, mas adoramos comida chinesa e japonesa, porque os ciganos são uns porcos mas estamos lá todos nas feiras à procura de um bom achado... 

São infinitos os estereótipos, mas afinal... Somos todos pessoas!

17 comentários:

  1. Tens toda a razão, somos todos pessoas :)

    ResponderEliminar
  2. Tens mais do que toda a razão! É claro que haverão sempre alguns estereótipos por aí, mas há pessoas que exageram profundamente no assunto. Já vi muita gente olhar de lado para um preto ou para alguém de uma cultura diferente e acho isso de muito mau gosto.
    kiss^^

    http://somerandomthoughtsandthings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do teu post :). Por acaso falei sobre esse assuno à uns dias e o que disse foi que a diferenca entre as pessoas existe, nós não somos todos iguais, mas, o problema é estarmoa sempre a marcar essa diferença. . enfim, é a nossa sociedade

    ResponderEliminar
  4. Simplesmente adorei este post! Acho que devemos sempre dar uma oportunidade a cada pessoa independentemente da sua origem, estilo, etc. Tanto existem pessoas boas "brancas" como "pretas".

    Comecei a seguir-te também!**
    beijinho,
    - Miss Grace -

    Ps. Adoro mousse de chocolate alsa! Até devias receber isso como um elogio...ahah***

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo, somos todos pessoas e as pessoas são diferentes, se conseguimos aceitar as diferenças entre pessoas que conhecemos a vida toda porque não aceitar que os desconhecidos sejam diferentes? (Também houve uma altura em que gozavam comigo na escola por usar óculos e, até me chamaram de monstro por usar óculos e não me acharem bonita...na altura foi horrível ouvir essas coisas mas, agora percebo que essas pessoas é que são horríveis...)

    Também gosto dessa mousse de chocolate, portanto também acho que devias considerar mesmo como um elogio xD

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  6. Está muito bem escrito o teu post, adorei! Neste mundo existem pessoas mesmo crueis, essas são as que não valem nada, não fazem cá falta nenhuma...
    Gostei bastante do teu blog, já estou a seguir, beijinho :)

    Também gosto muito de corneto :)
    Gostei de conhecer o teu blog, já estou a seguir, beijinho!

    ramo-lavanda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. É ridículo o preconceito que ainda existe , é simplesmente ridículo !
    r: Obrigada :)

    ResponderEliminar
  8. Acho que racismo só acaba quando as pessoas deixarem os estereótipos em casa. Mas isto não vai acontecer, pensar num mundo em que ninguém opina e comenta o alheio é pensar num mundo utópico. Nunca vi Portugal como um pais racista, claro, temos tiradas racistas, há sempre estigmas associados às pessoas que tem a tua cor de pele, mas existem estigmas associados a toda a gente. Nunca vi ninguém deixar um restaurante por a empregada ser preta, enquanto em França, já conheci uma situação assim. Onde quer que estejamos, vão sempre haver atitudes como a que mencionaste em cima, o melhor que podemos fazer é não passar cartão, porque a ignorância e preconceito dos outros não são problema nosso. Ja passei por algumas situações mais caricatas quando vivia em França, por ser portuguesa, e não importa o que façamos, vamos ser sempre vitimas de estereótipos sobre coisas que não podemos controlar.
    Alonguei-me demais, mas queria dizer que concordo muito com o teu ponto de vista!

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente ainda existe sim, muito preconceito, não apenas em relação à cor, mas a tudo.
    Gostei muito do post.
    Beijinhos.

    http://lovingmypinkbubble.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Concordo contigo, acima de tudo somos pessoas! Gostei muito de ler :) já estou a seguir por aqui!
    beijinhos <3
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Amei este texto, muito maduro e muito verdadeiro! Seja que cor de pele tenhamos há pessoas boas e más em cada canto do mundo!

    ResponderEliminar
  12. adorei o teu post! sei exactamente do que falas e acredita que percebo as tuas questões. felizmente, eu, nunca passei por isso porque ainda sou considerada "branca", mas a minha família da parte do meu Pai é negra e sei que para eles as coisas foram bem diferentes. infelizmente acho que é uma utopia acreditar que um dia todas as raças se vão dar bem, ainda h]a interesses demasiado fortes que jamais permitirão isso :( beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Vi o teu comentário no meu blog e decidi passar aqui, e este post chamou-me a atenção. Infelizmente Portugal tem e vai continuar a ter preconceitos. Mas é ai que têm de entrar pessoas decentes para os fazer ver que estão errados. Pretos e brancos, para mim são iguais, são pessoas, e têm sentimentos, assim como homosexuais ou hetero, ou altos e pequenos, gordos e magros, todos nós merecemos ser respitados enquanto pessoas e não julgados por sermos diferentes de alguém, pois todos nós somos diferentes, mas também somos todos iguais.

    ResponderEliminar
  14. Somos todos iguais! Que interessa a por da pele?

    ResponderEliminar
  15. Sigo o blogue, estou a gostar de te "ler"

    ResponderEliminar