quarta-feira, 10 de junho de 2015

Facebook Likes | Vale a pena gastar dinheiro?


É muito fácil criar uma página no Facebook, mas uma vez criada, como divulgá-la junto do público-alvo?

Quando criei a página de Facebook para A Miúda, comecei por divulgá-la junto dos meus amigos, que consequentemente convidaram amigos deles, mas eventualmente este ciclo acaba com o efeito dominó, em certa altura, todas as peças caiem e acabou. Então o número de likes na minha página estagnou, mas eu queria apresentar A Miúda a mais pessoas, então promovi a página no Facebook, quis fazer o teste e perceber como funcionava, investi muito pouco. Neste processo, tinha a opção de descrever diversos critérios para obter likes do target pretendido.

No primeiro dia começaram a chover alguns likes, mas reparei que não era bem aquilo que esperava, o meu target são jovens que estão a terminar o Ensino Secundário, a frequentar o Ensino Superior, Recém-licenciados e desempregados jovens. No entanto, recebi likes de pessoas com mais idade, na faixa dos 50 anos / 60 anos, mas pensei "Estas pessoas têm filhos que podem estar nestas fases das suas vidas", então também se inserem no target, mas talvez de forma indireta. Conforme fazia publicações, apercebi-me que estas pessoas não tinham qualquer tipo de interação com a página nem com o Blog. "Porquê que puseram gosto?"

Fui mais ao fundo da questão e pesquisei este sistema do Facebook. A página d'A Miúda tem atualmente 428 likes, cerca de 50 são fruto de 3 dias de promoção da página (volto a repetir que investi mesmo pouco, por fazer um teste), estes 50 perfis podem ter colocado o like por um interesse inicial, tendo-lo perdido entretanto, mas há também a hipótese de serem perfis falsos.

Descobri que há um sistema muito complexo na obtenção de likes no Facebook. Quando as empresas criam as páginas, há a forma legítima para obter likes, pagando ao Facebook a promoção da página, e a forma ilegal em que empresas têm colaboradores que criam uma data de perfis para colocarem likes nas páginas das Entidades que estão a comprar estes serviços.

Resultado:

Páginas com milhares de likes, mas sem um real engajamento entre a Página e as pessoas que colocam os likes, uma desproporcionalidade entre likes e comentários nas publicações, há uma falta de interação e não me parece que seja realmente esse o objetivo da promoção das páginas.

Decidi então optar por outras formas de divulgação, visto que apenas estaria a dar dinheiro ao Facebook sem realmente ter os resultados ambicionados. O Facebook tem conhecimento destas irregularidades, e já conseguiu apagar muitas contas falsas, no entanto, cada like de falsos perfis, não é possível apagar, pelo menos por enquanto...

Entretanto, o Facebook continua a ter lucro através da promoção de páginas ou publicações e as entidades nem sempre alcançam o objetivo do investimento.

Portanto não, não vale a pena gastar dinheiro com o Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário